Redação
O comércio eletrônico segue em forte crescimento no Brasil e já se tornou indispensável para o consumidor. Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, mostra que 73% dos brasileiros residentes em capitais fizeram ao menos uma compra online nos últimos 12 meses, o que representa cerca de 119,2 milhões de pessoas.
O levantamento aponta que sete em cada dez consumidores compram pela internet ao menos uma vez por mês. Entre eles, 53% realizam algumas compras mensais, 15% semanalmente e 3% chegam a comprar todos os dias.
Os produtos mais adquiridos no ambiente online são roupas, calçados e acessórios (46%), seguidos por comida por delivery (34%), remédios e itens de saúde (28%), artigos para casa (28%) e cosméticos e perfumes (26%).
A pesquisa também revelou a força dos marketplaces estrangeiros no Brasil. Shopee (73%), Mercado Livre (63%), Amazon (39%) e Shein (37%) estão entre as preferidas. Entre as nacionais, aparecem Americanas (29%) e Magalu (28%).
O valor médio da última compra foi de R$ 224. O PIX se consolidou como o meio de pagamento favorito (66%), seguido do cartão de crédito (51%) e do débito (20%).
Entre os critérios que mais influenciam a escolha da loja online, o frete grátis é o mais citado (56%), seguido por promoções e descontos (47%) e preços baixos (47%). Para os consumidores, as principais vantagens das compras pela internet são preço mais acessível (44%), comodidade (33%), economia de tempo (26%) e flexibilidade de horário (23%).
O estudo ainda destaca que 80% dos consumidores utilizaram aplicativos de lojas para realizar compras no último ano, principalmente por praticidade e melhores preços. Já 49% fizeram compras diretamente por redes sociais, como Facebook, Instagram, WhatsApp e TikTok.
No WhatsApp, 34% dos entrevistados disseram ter comprado nos últimos 12 meses, com média de duas aquisições por mês. Os motivos mais citados foram a possibilidade de negociar valores, praticidade e contato direto com o vendedor.
Segundo a CNDL, o comportamento de consumo evidencia que a integração entre aplicativos, redes sociais e e-commerce está transformando definitivamente a jornada de compra do brasileiro, tornando o ambiente digital ainda mais competitivo para as empresas.
Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !